Cresce a reciclagem de embalagens da Tetra Pak no Brasil

Em 2013, mais de 71 mil toneladas de embalagens da Tetra Pak foram recicladas no Brasil. O volume representa um incremento de 9%, se comparado a 2012. Segundo Fernando von Zuben, diretor de meio ambiente da Tetra Pak, este número deve aumentar ainda mais com os avanços da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Atualmente 30% de toda produção segue para a reciclagem, sendo que o gargalo da cadeia ainda está na coleta seletiva. No entanto, essa taxa é crescente e dobrou de volume nos últimos 10 anos”, diz Fernando.

Os investimentos em programas de educação ambiental, no desenvolvimento de novas tecnologias e nas indústrias recicladoras são os principais responsáveis por esta evolução. As 35 indústrias brasileiras que reciclam as embalagens longa vida da Tetra Pak geraram cerca de 100 milhões de reais em negócios em 2013.

Para continuar estimulando estes parceiros, já no início deste ano, a fabricante de embalagens deve instalar novos equipamentos, como centrífugas para secagem da matéria-prima. Além disso, a empresa também fornecerá prensas e balanças para cooperativas de catadores se aperfeiçoarem.

COMENTÁRIOS