HP expande iniciativas sustentáveis com a linha de impressoras Indigo

 

A HP anunciou novos projetos que reafirmam seu compromisso com a responsabilidade ambiental na indústria gráfica, como a destintagem de impressões HP Indigo, a chegada de embalagens totalmente recicláveis para cartuchos de tinta, a expansão de seu programa de coleta para a reciclagem de consumíveis e a redução da pegada de carbono da linha HP Indigo.

De acordo com a empresa, as impressões da HP Indigo são totalmente recicláveis ​​e podem ser colocadas na coleta normal de reciclagem de lixo. Destintamento ou remoção da tinta de fibras de papel é um dos passos fundamentais no processo de reciclagem de papel para fabricação de papéis reciclados para Artes Gráficas.

Assim, nos últimos anos, a HP colaborou com uma série de especialistas da indústria e do meio acadêmico em destintamento para reunir em escala laboratorial, em escala piloto e em escala de moinho os dados de destintamento que verificam que as impressões da HP Indigo podem ser destintados em uma configuração típica de papel de Arte Gráficas na usina de destintamento.

A empresa informou que no último mês de junho, a Voith Paper, um dos principais fornecedores de equipamentos de destintamento, e o departamento de tecnologia de papel do PMV Darmstadt, instituto técnico alemão, realizaram dois testes em escala piloto com cinco por cento e dez por cento das páginas impressas em HP Indigo. A pesquisa revelou que, mesmo com dez por cento da impressão em HP Indigo, a celulose produzida nos ensaios era adequada para o padrão e qualidade superior de papel reciclado para Artes Gráficas. Os testes foram realizados no Voith Paper Fiber Systems Technology Center, em Ravensburg, na Alemanha, criando uma simulação realista de uma fábrica de destintamento em padrão de Arte Gráficas, incluindo tambor de polpa, duas flutuações e um dispersor. Uma característica importante do estudo foi que a energia do dispersor típico de fábricas da indústria foi usada. “Esses testes piloto na usina demonstraram de forma convincente a capacidade de eliminação de tinta de impressões da HP Indigo usando processos de destintamento padrão de dois circuitos. Equipamentos padrão e um processo de destintamento químico podem ser usados, e os parâmetros como desenvolvimento de brilho, teor de cinzas e de rendimento não são afetados pela presença de até dez por cento de impressões de Liquid ElectroPhotographic”, explica o engenheiro de desenvolvimento de produto da Voith Paper Ravensburg Fiber Systems Technology Center, Jürgen Dockal.

A empresa informou também que estes resultados complementam dois testes anteriores de destintamento em escala completa de usina, que foram realizados em colaboração com a Arjowiggins Graphic em sua fábrica de destintamento na França, em novembro de 2011 e outubro de 2012.  Em testes em usinas, cinco por cento das impressões ElectroPhotographic da HP Indigo Liquid (LEP) foram adicionados à matéria-prima padrão. Em ambos os casos, a polpa sem tinta de alta qualidade foi produzida sem afetar a eficiência do processo da usina ou seus parâmetros de funcionamento. “Os resultados dos testes em escala piloto mostram que o papel impresso em impressoras digitais HP Indigo é compatível com os típicos das usinas gráficas de destintamento, mesmo em níveis mais elevados do que o que provavelmente seria encontrado. Junto com os resultados dos testes da usina de destintamento Arjowiggins, esses últimos resultados mostram que os usuários da HP Indigo podem continuar a confiar que as impressões da HP Indigo podem ser recicladas de volta para papéis de Artes Gráficas de alta qualidade”, disse o diretor de gestão de negócios atuais da divisão Índigo da HP, Yogev Barak.

A empresa anunciou também o lançamento de uma embalagem do cartucho de tinta para as séries HP Indigo Digital Presses 6000 e 7000 melhorada. A nova bandeja de amortecimento é feita de polpa 100% reciclada e moldada e é 100% reciclável. Os usuários agora podem dispor da bandeja de amortecimento com a caixa de papelão do cartucho de tinta.

A fabricante também informou que oferece serviços de retorno gratuitos para suprimentos da HP Indigo para clientes em mais de 17 países. O programa agora foi ampliado para incluir a base do desenvolvedor de tinta binário série quatro (BID) e o rolo BID usado nas HP Indigo 10000, 20000 e 30000.

A HP anunciou ainda a continuidade de seu programa para compensar as emissões de carbono associadas à produção e integração da nova geração de impressoras digitais HP Indigo. Trabalhando com a Good Energy Initiative, a HP Indigo apoia projetos na comunidade que compensam a contribuição líquida das emissões de carbono a partir do processo de fabricação. Como resultado, as três impressoras da série HP Indigo são fabricadas com emissão neutra de carbono.

COMENTÁRIOS