Alumínio: Sapa inicia atividades no Brasil

As norueguesas Norsk Hydro ASA e a Orkla ASA anunciam nesta segunda-feira (2/9), em Oslo (NOR), o início das operações globais do Grupo Sapa Aluminium, líder mundial em soluções de alumínio extrudado.  Resultado de uma joint venture dos negócios de extrusão das duas companhias, o grupo nasce com mais de 100 unidades de produção em 40 países, uma força de trabalho de 23 mil funcionários e faturamento mundial estimado em US$ 7 bilhões/ano.

Com a união dos negócios, a Hydro Alumínio Acro – unidade brasileira da Norsk Hydro – passa a se chamar Sapa Aluminium Brasil S/A. A fábrica está instalada, desde 1978, na cidade de Itu (100 km de São Paulo) e emprega 500 colaboradores nas operações de extrudados e tubos de precisão. Na área de embalagens, a empresa fornece desde contêineres sólidos até folhas ultrafinas, abastecendo necessidades em aplicações de embalagens flexíveis, semi-rígidas e rígidas.

Segundo Ivar Venås, vice-presidente e diretor geral de negócios da América do Sul – que também compreende as operações na Argentina –, integrar um grupo que está presente em todos os continentes amplia a excelência técnica e o acesso a soluções globais, qualidades que o mercado sempre associou aos produtos da marca Hydro.  “Esse é um momento bastante promissor tanto para nossos negócios, como para nossos clientes”, ressalta o executivo.

Com o anúncio das atividades no Brasil, a empresa também comunica o início da operação de sua quarta linha de extrusão, que recebeu R$ 70 milhões em investimentos.  A nova prensa, com 3.500 toneladas de pressão, aumentará a atual capacidade de produção da unidade em 50%.

 

COMENTÁRIOS