ITAL completa 50 anos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, completa 50 anos nesta sexta-feira, 30 de agosto. A data foi comemorada com uma solenidade na sede do ITAL, em Campinas, SP.

Nos últimos 50 anos, o ITAL desenvolveu centenas de projetos de sucesso, fazendo com que o trabalho da instituição esteja presente em diversos alimentos consumidos pela população brasileira.
O ITAL foi fundado em 1963, como Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos (CTPTA), em um período em que o avanço na produção agrícola do País, decorrente da tecnologia aplicada no campo, levou à necessidade de desenvolvimento de pesquisas para garantir melhorias em toda a cadeia de alimentos.
“A partir da criação do ITAL, o primeiro instituto de tecnologia de alimentos do país, uma série de outras entidades foram criadas: a primeira faculdade de engenharia de alimentos do país, associações e outras entidades de apoio como a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), foram formadas para melhor organizar e desenvolver a então indústria de alimentos brasileira”, relata Luis Madi, diretor do ITAL.
A partir dessa estrutura, o ITAL iniciou sua trajetória de desenvolvimento de pesquisas e de novos produtos, oferecendo para o setor de alimentos e embalagens o conhecimento necessário para a produção de alimentos seguros e de qualidade.
Atualmente, o ITAL conta com unidades de pesquisa especializadas em todas as áreas do processamento de alimentos, bebidas e embalagens.

 

COMENTÁRIOS