Basf desenvolve embalagem protetora para subwoofer da alemã Adam Audio

A Basf desenvolveu as partes moldadas, feitas com a espuma especial E-por, para a nova embalagem protetora de subwoofers produzidos pela fabricante Adam Audio, de Berlin. Os dispositivos feitos à mão na série dos modelos Sub8, Sub10 e Sub12 eram acondicionados anteriormente em placas protetoras feitas de EPE (polietileno expandido) não reticulado. Devido à forma elaborada que o corte e as partes vedadas contra o calor exigem, a solução ocasionava prazos de entrega mais longos e altos custos. Além disso, as placas de amortecimento feitas de EPE não cobriam completamente as áreas inferior e superior do subwoofer e, portanto, não ofereciam uma garantia de proteção total dos componentes eletrônicos valiosos.

Foi isso que levou a Adam Audio a instruir a empresa de embalagens Fapack, uma parceira da Basf, a buscar alternativas. A Fapack sugeriu a utilização de amortecedores moldados feitos de E-por. O interpolímero expansível (PS/PE) oferece uma gama de propriedades para o acondicionamento de artigos delicados: o material é elasticamente resistente, não cede a rachaduras e demonstra alta absorção de energia.

Segundo a Adam Audio, o investimento pontual na mudança para o método de espuma produziu ganhos. André Zeugner, responsável pelo marketing da empresa, explica que “as placas amortecedoras feitas de E-por cobrem completamente as partes superior e inferior da caixa de papelão e, assim, oferecem maior nível de proteção”. Segundo a Basf, a nova solução para embalagens também proporciona custos excelentes graças à quantidade reduzida de material necessário. De acordo com Christoph Behrens, diretor geral da Fapack, “foi obtida economia no volume líquido com a espuma de 40% e, com isto, o tamanho total da embalagem foi reduzido em 24,5%”.

COMENTÁRIOS