Companhia holandesa desenvolve embalagem de leite infantil com auto-aquecimento

A companhia holandesa Aestech anunciou ter desenvolvido uma embalagem de alimentos leite para bebês com auto-aquecimento. A embalagem inclui um compartimento para leite em pó, água e um bico de mamadeira.
“Ao contrário das embalagens com auto-aquecimento já existentes, principalmente latas de metal com café ou chá pré-misturado, essa embalagem tem um compartimento onde o leite em pó é armazenado, enquanto o elemento que gera o aquecimento está localizado na farte inferior da câmara maior, que contém a água”, afirmou a Aestech em comunicado. “Em outras palavras, não se trata de um produto pré-misturado, à medida que os ingredientes (vitaminas e leite em pó) são armazenados separadamente da água, mantendo-se secos até o momento do consumo, mantendo o ‘poder’ dos suplementos”, conclui a nota da companhia.

De acordo com a Aestech, a embalagem tem quatro compartimentos. O de cima, com um botão de ativação, contém a matéria seca (leite em pó e vitaminas) e é hermeticamente selado com uma folha de alumínio. O espaço entre essa câmara e o elemento que aquece é o compartimento que contém a água a ser aquecida. O elemento de aquecimento é totalmente imerso na água para garantir um contato intensivo com o líquido e prevenir o contato direto da área quente pelo consumidor. O elemento de aquecimento é preenchido com óxido de cálcio, que reage com a água, formando hidróxido de cálcio, o que gera o aquecimento.

A água necessária para essa reação está localizada em um tubo, e se mistura com o elemento de aquecimento através do botão de ativação no topo da embalagem. Cerca de dois minutos depois, e agitando-se a embalagem, o produto alcança a temperatura ideal de 37 graus. Então o bico é acoplado à embalagem (ver esquema abaixo).

COMENTÁRIOS