Impressão digital viabiliza ação promocional em rótulos da Coca-Cola

Na maior ação promocional da Coca-Cola na Europa, a fabricante de refrigerantes lançou a campanha “Share a Coca-Cola” (Compartilhe uma Coca-Cola) em 32 países do Velho Continente. A ação segue o modelo da campanha realizada na Austrália, com a Coca-Cola regular, no Brasil, com a Coca Zero, onde nomes de consumidores são levados para as embalagens dos refrigerantes. Na Europa, foram escolhidos os 150 nomes mais comuns de cada país que participa da campanha. Ao todo, foram impressos 800 milhões de rótulos personalizados com 10 mil artes diferentes para as garrafas de 375 mililitros e de 500 mililitros de Coca-Cola, Coca-Cola Light e Coca-Cola Zero.

A ação foi possível graças a uma parceria entre a Coca-Cola e a HP. O projeto combinou a tecnologia de impressão convencional (flexografia e rotogravura) com impressão digital, com as impressoras HP Indigo WS 6000 e WS 6600. O conteúdo fixo dos rótulos foi impresso em equipamentos de flexografia e de rotogravura. Os nomes foram acrescentados nas impressoras digitais. Oito convertedores de rótulos de toda a Europa participaram do projeto, utilizando doze impressoras digitais HP Indigo, que funcionaram 24 horas por dia durante três meses ininterruptos. O número de 800 milhões de impressões contínuas é o maior já registrado pela HP na série de impressoras digitais Indigo.

“Durante os meses de impressão contínua, as impressoras provaram ser extremamente confiáveis, atingindo produtividade recorde”, afirmou Peter Overbeek, diretor da gráfica holandesa Eshuis, que coordenou os trabalhos de impressão. Todas as impressoras utilizadas no projeto foram ajustadas com a mesma configuração, para evitar diferenças durante a produção. Para garantir que a cor da Coca-Cola fosse mantida em todas as máquinas, a HP Indigo formulou a tinta “vermelho Coca-Cola”, que serviu como ponto de referência para toda a impressão convencional e digital para a campanha. A cor servirá de referência para a Coca-Cola no futuro.

“A embalagem desempenha um papel fundamental na campanha da Coca-Cola, porque ela se conecta com os canais de comunicação online, incluindo mídias sociais e sites de conteúdo gerado pelo usuário”, afirmou Marit Kroon, gerente de marketing da Coca-Cola na Europa.

A campanha foi lançado na Europa no dia primeiro de maio.

Assim como no Brasil, o portal www.shareacocacola.com fornece uma plataforma para os consumidores experimentar a compartilhar uma Coca-Cola virtualmente com amigos. Os consumidores podem usar o site para criar e personalizar latas virtuais para enviar aos amigos no Facebook.

“Há uma grande oportunidade para empresas como a Coca-Cola de envolver seus clientes, destacando sua marca nas prateleiras com embalagens personalizadas”, afirmou Alon Bar-Shany, vice-presidente e gerente geral da divisão Indigo da HP.

 

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