GS1 Brasil promove cursos na área de saúde

A GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação promove os cursos “Identificação e codificação para o setor da saúde” e “Rastreabilidade” em sua sede, em São Paulo, no próximo dia 28 de novembro.

Destinados aos profissionais do setor, desde aqueles que trabalham na produção industrial de remédios e suprimentos até funcionários de hospitais e clínicas, os cursos abordam a identificação de itens por meio de códigos de barras, bidimensional ou chips de radiofrequência dos segmentos de logística, transporte, armazenamento, sistemas, controle de produção, desenvolvimento de embalagens, administrativo, fabricação de equipamentos e prestação de serviços em automação e áreas relacionadas.
De acordo com Ana Paula Maniero, assessora de Soluções de Negócios da GS1 Brasil, “a importância dos cursos está na discussão entre profissionais sobre os benefícios gerados pela adoção de padrões na cadeia de suprimentos, como rastreabilidade, controle da procedência de medicamentos e segurança dos pacientes”.

Para apresentar na prática o que já foi implantado no país, neste dia serão expostos os casos de quatro grandes hospitais brasileiros que investiram em automação e padronização. Albert Einstein, Maternidade Santa Joana, Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento (RS) são parceiros da GS1 Brasil na aplicação de processos e tecnologia do código Datamatrix (2D – bidimensional), criado especificamente para identificar medicamentos.
Os projetos oferecem vantagens como rastreabilidade, redução de custos e de tempo em processos como o recebimento de medicamentos e etiquetagem. Os processos padronizados ajudam os hospitais a diminuir a margem de erro e garantir a segurança, além de otimizar os recursos humanos e reduzir perdas de materiais em função, por exemplo, do vencimento.
Abaixo, o programa dos cursos:

Identificação e codificação para o setor da saúde

 

Como criar e identificar uma numeração GS1

Aplicações do GTIN: Global Trade Item Number

Suporte de dados

GS1-128: identificação e aplicações

GS1-DataMatrix: identificação e aplicações

Hierarquias

Aplicação das simbologias (chaves de acesso)

Benefícios

Casos de aplicação: hospitais nacionais

 

Rastreabilidade

O conceito de rastreabilidade

A legislação, aplicações, sistemas da qualidade e importância da rastreabilidade para o consumidor

Os principais requisitos para a rastreabilidade de produtos

As ferramentas do Sistema GS1 para rastreabilidade

Casos de aplicação da automação em sistemas de rastreabilidade

 

 

Serviço

Curso: Identificação e codificação para o setor da saúde

Dia: 28 de novembro de 2012

Horário: 8h30 às 12h30

 

Curso: Rastreabilidade

Dia: 28 de novembro de 2012

Horário: 13h30 às 17h

 

Local: GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação

Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1.017 – 14º andar

Inscrições e mais detalhes: (11) 3068-6229 ou atendimento@gs1br.org

 

COMENTÁRIOS