Dori Alimentos investe em laboratório de inovação

A Dori Alimentos, nome importante do mercado de doces e snacks, anunciou nesta quinta-feira (6/9) o investimento na construção de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores, equipado com planta-piloto de alta tecnologia, em Mairinque, cidade localizada a 65 km da capital paulista.

“A decisão da Dori em ampliar o foco em inovação é uma quebra de paradigma importante na indústria de alimentos, que não tem tradição de investir em P&D. Mostra também que não só as grandes corporações investem para criar um ambiente propício à pesquisa e desenvolvimento”, explica Carlos Barion, presidente da empresa.

O centro de P&D é o principal projeto de um programa de aporte em inovação orçado em 13,6 milhões de reais. O financiamento será da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos, numa operação intermediada pela Investe SP.

Um dos projetos, tocado em conjunto com o Instituto Mauá de Tecnologia, busca uma forma de utilizar polímeros plásticos resultantes da transformação de resíduos de embalagens flexíveis consumidas pela Dori como parte da matéria-prima para a fabricação de baús para caminhões. Com isso, seria possível fabricar baús mais leves, que permitiriam aumentar os volumes de carga, contribuindo para a redução dos níveis de emissão de CO2.

COMENTÁRIOS