Grandes empresas se unem para desenvolver PET à base de plantas

Coca-Cola, Procter & Gamble, Heinz, Ford e Nike e anunciaram nos Estados Unidos a formação do Plant PET Technology Collaborative (PTC), grupo de trabalho colaborativo estratégico para acelerar o desenvolvimento da tecnologia de PET à base de plantas nos seus produtos e nas suas embalagens.

O grupo se apoiará no sucesso da tecnologia das garrafas PlantBottle da Coca-Cola, que são feitas parcialmente à base de plantas e têm demonstrado um menor impacto ambiental quando comparada com garrafas plásticas de PET tradicionais, produzidas com petróleo. Atualmente, a Heinz utiliza a tecnologia, licenciada pela Coca-Cola, para alguns frascos de ketchup nos Estados Unidos e no Canadá.

O grupo foi formado para apoiar novas tecnologias, num esforço para desenvolver o material que hoje é parcialmente feito a partir de plantas para uma solução 100% à base de plantas.

O PET à base de plantas pode ser produzido a partir de várias fontes, incluindo cana-de-açúcar, beterraba, milho, sorgo e mandioca. Mas um dos objetivos do grupo é pesquisar fontes não alimentícias que atendam aos critérios de sustentabilidade estabelecidos.

 

COMENTÁRIOS