Remédio distribuído pelo SUS terá nova embalagem

O visual das embalagens de medicamentos distribuídos pelo governo federal vai mudar até o meio do ano. As novas embalagens, em cores verde e amarela e com destaque para o nome do principio ativo, não mais da marca. A alteração, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem o objetivo de tornar mais fácil a identificação de produtos pelos pacientes. A determinação está no Manual de Identidade Visual de Medicamentos, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (20/3). “Recebíamos com frequência reclamações sobre a dificuldade para diferenciação das embalagens, para leitura das inscrições”, afirmou o diretor da Agência, Dirceu Barbano.

Pela resolução, todos os medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde para a distribuição na rede pública terão de seguir esse novo padrão visual. Os produtores terão 180 dias para alterar as embalagens. A fiscalização será feita pela própria Anvisa durante os processos de renovação de registro e das análises de pós-registro.

Além da nova proposta da arte gráfica, inspirada na bandeira nacional, as novas embalagens, entregues por meio de programas do Ministério, estarão de acordo com as normas já existentes para os demais medicamentos disponíveis no mercado.

 

COMENTÁRIOS