Anish Kapoor desenha novo rótulo do Château Mouton Rothschild

O Château Mouton Rothschild, um dos mais prestigiados vinhos do mundo, acaba de apresentar a garrafa de sua safra de 2009. O rótulo da bebida incorpora como novidade um guache de autoria do indo-britânico Anish Kapoor (foto) um dos mais badalados escultores e artistas plásticos da atualidade.

A Mouton Rothschild não ganhou fama somente devido à qualidade de seu vinho – um dos cinco únicos da região francesa de Bordeaux a receber a classificação Premier Grand Cru Classé. Ano após ano, desde 1945, a empresa convida renomados artistas para desenhar o rótulo de suas safras. Nomes como Picasso, Chagall, Joan Miró, Andy Warhol, Jean Cocteau, Salvador Dalí e Francis Bacon já contribuíram para a apresentação da bebida. No ano passado, a safra 2008 teve rótulo projetado pelo artista chinês Xu Lei.

“O rótulo desenhado por Anish é uma explosão de cor e vida”, declarou a Baronesa Philippine de Rothschild, proprietária da vinícola e amiga de longa data do artista. “Interpreto o vermelho como uma representação de vinho, alegria e felicidade – sentimentos que se encaixam perfeitamente com a safra 2009.”

Na Inglaterra, cada garrafa da safra 2009 do Château Mouton Rothschild é vendida por um preço médio de 6 600 libras esterlinas – o equivalente a quase 20 000 reais.

COMENTÁRIOS