Associação Objeto Brasil promove 3ª edição da MOB Design

A Associação Objeto Brasil realizará, nos dias 22 e 23 de agosto, a III Conferência Internacional MOB Design, das 14h às 18h, no Teatro Frei Caneca, sob o tema “Design e a Economia Criativa”.

A edição deste ano irá trabalhar o papel do design como componente de uma economia criativa e sustentável, fomentando a criação de novos modelos de consumo, novas formas de organização corporativas e novas lógicas de agregação de valor.

As palestras, debates e painéis do evento contarão com grandes nomes do design internacional, como o designer americano Tucker Viemeister, diretor do Lab Rockwell Group. Em sua palestra, intitulada “Experiência de Consumo e Novas Mídias”, Viemeister dividirá sua expertise conquistada como Chairman da Rowena Reed Kostellow Foundation, além de projetos desenvolvidos para Coca-Cola, Hilton, Cirque Du Soleil e Oscar.

Outros importantes palestrantes são Davin Stowell, fundador e CEO da Smart Design, que irá falar sobre o invejado processo criativo de sua empresa que redeu o prêmio de Design da Década pela IDSA durante a palestra “A busca pelo design perfeito”; Hartmut Esslinger, designer responsável pelo primeiro Macintosh, o Apple 2c em 1984 e por inúmeros projetos de similar importância desde então, discorrerá sobre o “Futuro do Design”; e Gianfranco Zaccai falará sobre “O Design na Expansão Global de Grandes Marcas”, experiência adquirida pela sua atuação como presidente e CEO do grupo Design Continuum, presente em três continentes. No Design Mundial, Zaccai é conhecido por cases de destaque como o liberador de insulina Omnipod insulin pum, o Swiffer System da Procter & Gamble e o famoso Reebok Pump.

 

Além das palestras, haverá conversas com profissionais do design, como Julio Bertola, VP de Design da Electrolux, Eduardo Duarte, Professor de Rhode Island School of Design (RISD). Além disso, os participantes poderão acompanhar o painel “As Cidades Criativas e o Design como Fator de Competitividade”, que reúne Jae-Jin Shim, Presidente Executivo da Seoul Design Foundation, Miguel Trigo, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Inteligência Competitiva na Universidade Fernando Pessoa e a brasileira Ana Carla Fonseca, autora do livro “Economia Criativa – Uma visão dos países em desenvolvimento” da editora Itaú Cultural.

 

Mais informações e inscrições no site do IDEA/Brasil (www.ideabrasil.com.br).

 

Programação MOB Design

Tucker Viemeister: O Design Essencial – Experiência de Consumo e Novas Mídias

Como o design pode fazer um produto ficar mais gostoso, um hotel mais aconchegante, um evento mais memorável?  O guru do design, segundo a revista Business Week, Tucker Viemeister apresenta o impacto concreto do design na percepção de marcas, experiências com consumo, inovação e novas mídias.

Viemeister é formado pelo Pratt Institute, com bacharelado em design industrial. Já foi vice-presidente da Architectural League of New York, presidente da Rowena Reed Kostellow Fundation e da International Design Network Foundation. Atualmente é professor da New York University’s ITP, membro do IDSA (Industrial Designer Society of America) e chefe do badalado LAB Rockwell Group, que já desenhou experiências para clientes como o Cirque du Soleil, o Hilton Hotel e a Premiação do Oscar.

http://lab.rockwellgroup.com/randd

Hartmut Esslinger: A Forma que Segue a Emoção

A atuação de Hartmut Esslinger com a Frog Design definiu a estética do consumidor moderno com produtos revolucionários desenvolvidos para Louis Vuitton, Motorola, HP e outras marcas. Por meio de retrospectiva de seu portfólio, o revolucionário designer aborda a evolução e futuro do design a partir de sua relação com grandes players mundiais.

A mídia especializada costuma apontar o design revolucionário de Esslinger como responsável pela definição estética do consumidor moderno. Isso porque ele é o homem por trás do design inovador da Apple. É de Esslinger o design do primeiro Macintosh, o Apple 2c, de 1984. Também partiu dele a idéia de que o design dos computadores fosse branco. Alemão, Harmut Esslinger fundou a Frog Design quando tinha apenas 25 anos e em 1982 abriu um escritório nos Estados Unidos. Atualmente seu portfólio apresenta clientes como Siemens, Motorola, HP e General Electric.  www.frogdesign.com/

 

Davin Stowell: Antecipando a Demanda do Cliente e a Busca Obstinada pelo Design Perfeito

Davin Stowell e sua Smart Design criaram o primeiro projeto de design universal: o inovador escritório de design sob a ótica feminina, o Femme Den e receberam prêmio do Museu Cooper-Hewitt por seus influentes 30 anos. Tudo isso em busca do design perfeito.

Expert em estratégia de design de produtos e planejamento, Stowell é formado em Design Industrial pela Syracuse University. É fundador e CEO da Smart Design, um dos principais escritórios de design do mundo. A Smart Design recebeu em 1999 o prêmio Design of the Decade da IDSA (Industrial Designer Society of America). www.smartdesignworldwide.com/

 

Gianfranco Zaccai: O Design na Expansão Global de Grandes Marcas

Dínamo da consultoria internacional Continuum, Gianfranco Zaccai apresentará em sua palestra os desafios da inovação de grandes marcas por meio do design. Com domínio de causa, o designer que já desenhou para grandes marcas como a BMW, exibirá cases de sucesso sobre os principais desafios enfrentados pelo design no mundo globalizado.

Gianfranco Zaccai é presidente e CEO da empresa Design Continuum. Designer, nascido na Itália e radicado nos EUA, Zaccai é formado em design industrial pela Syracuse University e em arquitetura pela Boston Architectural Center. No Design Mundial Zaccai é conhecido por cases de destaque como  o liberador de insulina Omnipod insulin pum,  o Swiffer System da Procter & Gamble e o famoso Reebok Pump. http://continuuminnovation.com/

 

Conversas

Julio Bertola, VP de Design Electrolux: Design Lab – Novos Talentos e o Valor Agregado do Design

O Design aumenta o valor de produtos e gera economias na cadeia produtiva. Em cada projeto e mercado, o design age como ferramenta que supera desafios e gera benefícios. Sempre se renova, por isso, a Electrolux investe muito em design e também nos novos talentos.

Eduardo Duarte, Professor de Rhode Island School of Design (RISD): Criatividade no processo de desenvolvimento econômico e social

A RISD, Escola de Design de Rhode Island, referência mundial em design, é um dos casos recentes mais interessantes em educação da área.

Painel de Economia Criativa: As Cidades Criativas e o Design como Fator de Competitividade

A economia criativa é uma atividade múltipla e cada vez mais importante na sociedade. Este painel pretende explicar como ela está influenciando surgimentos das cidades criativas, sua função econômica e social e o papel do design nesse novo contexto.

 

Comentários


menu
menu