No Canadá, PepsiCo lança garrafa de PET 100% reciclado para o 7UP

A PepsiCo anunciou nesta quarta-feira (13 de junho) o lançamento, no Canadá, da 7UP EcoGreen, primeira garrafa para refrigerante 100% obtida a partir de PET reciclado a ser utilizada na América do Norte – e, até onde se sabe nas, Américas.

De acordo com a PepsiCo, a nova embalagem atende a todos os requisitos de segurança sanitária para o acondicionamento de bebidas e representa “uma inovação revolucionária”. “Criar uma garrafa para refrigerantes 100% feita de plásticos reciclados é mais desafiador do que criar uma garrafa do mesmo gênero para bebidas não-gasosas, por causa do stress que os materiais sofrem com a pressão da carbonatação”, declarou a empresa.

A empresa calcula que a nova garrafa permitirá reduzir o uso de resina PET virgem em aproximadamente 2 700 toneladas ao longo de um ano. Levando-se em conta os atuais volumes de produção do 7UP no Canadá, estudos da Association for Post-Consumer Plastic Recyclers estimam que as emissões de gases de efeito estufa diminuirão 30% e que o consumo de energia cairá 55%.

Presidente da divisão de bebidas da PepsiCo no Canadá, Richard Glover diz que a nova embalagem é fruto de três anos de pesquisa e desenvolvimento. “Os consumidores querem produtos e embalagens que reflitam seu desejo de proteger o ambiente”, argumenta.

A garrafa EcoGreen estará disponível em diversos tamanhos para o 7UP e o Diet 7UP a partir de agosto no mercado canadense. Segundo a PepsiCo, a embalagem irá parecer com qualquer outra garrafa de PET para refrigerantes. “Os consumidores não detectarão qualquer diferença em relação à embalagem ou ao gosto das bebidas”, assegura a empresa.

A garrafa será produzida em diversas fábricas da PepsiCo no Canadá. A empresa investiu 1 milhão de dólares em aprimoramentos produtivos nas unidades industriais, incluindo sistemas de processamento de resinas e tecnologias de inspeção. Embora a novidade incida num maior custo de produção, a ideia é que não haja repasses ao consumidor e que a linha 7UP fique no mesmo patamar de preço dos demais refrigerantes canadenses.

Na América do Norte, a Pepsi já utiliza garrafas de PET com 10% de suas composições originadas de resina reciclada. Em março último, anunciou também o desenvolvimento de uma garrafa 100% baseada em matérias-primas vegetais, como resíduos de batata e milho (ver EmbalagemMarca 140, página 58). A previsão é que esta seja lançada oficialmente no mercado americano no início de 2012.

 

Assista ao vídeo produzido pela PepsiCo do Canadá:

 


COMENTÁRIOS