Anunciados os vencedores do DuPont Awards for Packaging Innovation

14/06/2011

A DuPont Packaging anunciou nesta segunda-feira os vencedores do seu prêmio de inovação em embalagens (DuPont Awards for Packaging Innovation). O anúncio foi feito através de uma conferência global pela internet. Em sua 23ª edição, o Prêmio receber este ano mais de 200 inscrições de todo o mundo. O júri independente concedeu dois prêmios “diamante”, seis “ouro” e oito “prata”. Confira os vencedores abaixo:

 

Diamante

Excelência em inovação, redução de custo/peso e sustentabilidade

Solução: embalagem Be Green de polpa de bambu

Fabricante: Procter & Gamble – EUA

As lâminas de barbear Gillette Fusion ProGlide trocaram as embalagens tipo clamshell de plástico por uma bandeja produzida com polpa de bambu. O resultado foi a redução de custo e de peso da embalagem. Além disso, ficou mais fácil de abrir.

 

 

Diamante

Excelência em inovação, redução de custo/peso e sustentabilidade

Solução: EcoCradle – Proteção interna para embalagens secundárias

Fabricante: Ecovative Design – EUA

A Ecovative encontrou na natureza a solução econômica para a embalagem secundária de proteção para itens como eletroeletrônicos. A EcoCradle é produzido a partir de raízes de cogumelos (mycelium) e de subprodutos agrícolas, como rebarbas de algodão e cascas de aveia. A solução utiliza recursos renováveis e é compostável. Substituto eficaz para poliestireno expandido (isopor) ou outros materiais utilizados em embalagens de proteção.

 

Ouro

Inovação e sustentabilidade ou inovação e redução de custo/peso

Solução: Ciclo virtuoso do agronegócio – reciclagem total: embalagens plásticas transformadas em novos produtos

Fabricante: Greif/Cimplast Embalagens – Brasil

O ciclo virtuoso é um ciclo completo que possibilita embalagens usadas de agrotóxicos multicamadas ser desviados dos aterros e transformadas em produtos de alto valor. Normalmente, a maioria das embalagens de múltiplas camadas pós-consumo são  usadas ​​para a produção de itens baixo valor. A ajuda de um compatibilizante do polímero, o DuPont Fusabond, torna possível a transformação dos resíduos em embalagens para lubrificantes automotivos. Através deste processo, mais de 150 mil toneladas de garrafas plásticas vazias de agrotóxicos foram coletados no campo desde 2002, economizando cerca de 370 mil barris de petróleo bruto e evitando a emissão de 160 mil toneladas de gás carbônico (CO2).

 

Ouro

Inovação e sustentabilidade ou inovação e redução de custo/peso

Solução: Tecnologia de microcamadas para filmes stretch (esticáveis)

Fabricantes: Apeldoorn Flexible Packaging — Holanda e Cloeren Inc EUA

Esticar o filme para a unitização de paletes é um importante tipo de embalagem secundária que é muitas vezes despercebido pelos consumidores. No desenvolvimento do filme stretch microcamada Katan-Ex, a Apeldoorn criou uma película de estiramento com propriedades ideais para a indústria de bebidas. O Katan-Ex microcamada proporciona maior estabilidade dos paletes em temperaturas elevadas, utiliza 30% menos material por palete e reduz os danos aos produtos durante o transporte em 80%.

 

Ouro

Inovação e sustentabilidade ou inovação e redução de custo/peso

Solução: Dispenser airless de cosméticos reciclável com design simplificado

Fabricante: Aptar – França e EUA

Um projeto inovador torna este dispenser airless o primeiro a ser feito apenas de plástico enquanto oferece um elevado nível de proteção do produto. Não há nenhum anel de vedação nem mola de metal, permitindo a reciclagem de toda a embalagem. O dispenser é composto por uma única família de plásticos (poliolefinas). O redesenho da válvula garante todo o conteúdo do frasco seja utilizado, eliminando o desperdício.

 

Ouro

Inovação e sustentabilidade ou inovação e redução de custo/peso

Solução: bag-in-box para fluidos automotivos

Fabricantes: Scholle Packaging e Shell Global Lubricants – EUA

O sistema de acondicionamento bag-in-box para produtos químicos e fluidos automotivos foi considerado eficiente e ambientalmente consciente. Cada bag-in-box remove 24 frascos de um litro de lubrificantes. Reduz emissões de gás carbônico (CO2) no transporte. A embalagem externa é totalmente reciclável.

 

Ouro

Inovação e sustentabilidade ou inovação e redução de custo/peso

Solução: Embalagem e produto se tornam uma única peça

Fabricante: Household Essentials – EUA

A substituição de um filme plástico tradicional pela fabricante de eletrodomésticos Household Essentials trouxe duas funções para as embalagens de tábua de passar roupa. A embalagem de pano funciona como capa para a tábua e também como suporte para garrafa de spray para passar. Ao eliminar a embalagem exterior de PVC, a Essentials reduziu o peso em 14% e economizou cerca de 375 mil libras. O tamanho 35% menor da embalagem reduz os custos de transporte.

 

Ouro

Inovação e sustentabilidade ou inovação e redução de custo/peso

Solução: Impressão e laminação extremamente finas, com redução de peso

Fabricante: Moneta S – Eslováquia

Significativa inovação técnica de impressão e laminação, com a tecnologia da Yango AL, permitiu à Moneta S substituir uma estrutura laminada de 14 micra de alumínio e BOPP (polipropileno biorientado) por filmes de 7 micra de BOPP e alcançar impressão de alta qualidade.

 

Prata

Solução: Embalagem multifuncional de ketchup

Fabricantes: H.J. Heinz e Multivac – EUA

A nova embalagem Dip & Squeeze do ketchup Heinz foi desenvolvida em resposta à demanda do consumidor por uma solução que pode ser usada tanto para mergulhar ou apertar. O invólucro de dupla função é uma opção para restaurantes e lanchonetes que servem comida para viagem. A embalagem oferece melhor funcionalidade e conveniência. A embalagem Dip & Squeeze tem três vezes mais conteúdo (27 gramas) que sachês de ketchup padrão de 9 gramas e utiliza menos material de embalagem. O shape da embalagem lembra a icônica garrafa de vidro garrafa de ketchup da marca.

 

Prata

Solução: embalagem de iogurte produzida com 93% de PLA (ácido polilático, à base de milho)

Fabricantes: Stonyfield Farm, Clear Lam Packaging e Arcil – EUA

A Stonyfield utilizou uma inovadora embalagem de bioplástico à base de PLA (ácido polilático, feito de milho) em uma linha de envase de alto volume. As bandejas termoformadas são feitas de 93% de PLA. Foi a primeira substituição do poliestireno nesse mercado. O PLA é produzido pela NatureWorks.

 

Prata

Solução: Tecnologia que permite redução de 20% no uso de matérias primas e livres formatos para envases a quente (hot fill) em PET

Fabricantes: Plastipak Packaging – EUA e Tescor HR – França

Batizada de ThermoShape, a embalagem representa uma inovação tecnológica na fabricação e no design de embalagens de PET para enchimento a quente de bebidas e proporciona redução de peso. O enchimento a quente normalmente requer paredes grossas das pré-formas, mas o ThermoShape permite redução de material de pelo menos 20% com a compensação do vácuo formado durante o enchimento. O uso de uma máquina ThermoShape na base dos moldes remodela o recipiente antes da rotulagem permita a liberdade de projeto para a fabricação de uma ampla gama de formatos de garrafas.

 

Prata

Solução: uso de materiais à base de plantas para garrafas PET e um novo design esmagável

Fabricantes: Coca-Cola – Japão

A I Lohas, marca de água mineral da Coca-Cola, adotou garrafa 40% mai leve que a versão anterior e garantiu a “usabilidade” pelo consumidor. As garrafas de 1020 mililitros são mais leves que as concorrentes de 1 litro. Depois de usadas, as garrafas são facilmente amassadas, com grande redução de volume. A embalagem também tem uso de 30% de matérias primas à base de plantas.

 

 

Prata

Solução: novas abordagem para embalagens responde às necessidades do mercado local e mantém os equities da marca

Fabricantes: Positive Packaging Industries – Índia

A Nestlé Maggi substitui as embalagens de vidro dos seus aromas para preparo de alimentos por mini garrafas termoformadas de laminado flexível. As garrafinhas para doses individuais mantêm o reconhecimento da marca nas prateleiras.

 

Prata

Solução: redução de tamanho de embalagem, diminuição de impacto ambiental

Fabricante: Intel Corporation – EUA

A Intel reduziu o tamanho de suas embalagens de processadores, substituindo o PVC por PET termoformado e papelão em embalagens de dimensão reduzida, reduzindo o impacto ambiental.

 

Prata

Solução: efeitos 3D em embalagens de creme dental

Fabricantes: GlaxoSmithKline Consumer Healthcare, API Laminates, Chesapeake Packaging e Blue Marlin – Reino Unido

A nova embalagem do crème dental Sensodyne cria grande impacto visual na gôndola. É a primeira embalagem de produtos para higiene pessoal a utilizar a tecnologia das lentes Fresnel, que dá um efeito de profundidade. A laminação combinada com o uso das lentes gera um efeito 3D. As lentes Fresnel já tinham sido usadas em aplicações em embalagens com desenhos aleatórios, nunca em áreas alinhadas com a impressão.

 

Prata

Solução: nova embalagem facilita aplicação de sutura médica

Fabricantes: Perfecseal, a Bemis Company e Arthrex – EUA

A nova embalagem facilita o uso de linhas para suturas médicas. Usando três paineis, a embalagem termoformada elimina porodidades, é selada termicamente, reduz tempo de produção e custos e é mais fácil de ser aberta.

 

COMENTÁRIOS